sábado, 26 de abril de 2014

Ruhm (Fama)



Ruhm, Ein Roman in neuen Geschichten (Fama, um romance em nove histórias). Daniel Kehlmann, Rowohlt, 9. Edição, 2013, 203 páginas.


Com segurança, a melhor leitura do ano até agora! Além de reunir os gêneros romance e conto, de modo a obter um quadro maior, o autor usa de recursos conhecidos para chegar a uma narrativa bastante diferente do usual, tanto na forma quanto no efeito recursivo. Diferente de tudo o que eu já havia lido até então (considerando que não li muito nem tudo o que já gostaria de ter lido desde que me descobri leitora e amante de literatura). Não se trata de Unamuno com sua Niebla, nem de Ítalo Calvino em seu Se una norte d'inverno un viaggiatore. Nada disso, trata-se de algo distinto, a meu ver. Embora entre os personagens encontremos escritores e outros tipos intimamente ligados à fama, não se trata de mais um desses textos que abusam da auto-ficção, da meta-linguagem ou do que se convencionou chamar de pós-modernismo, hoje em dia tão comuns. A estrutura pareceu-me uma boa implementação da idéia nos desenhos de M. C. Escher, particularmente aquele das mãos que se autodesenham (drawing hands). Uma narrativa dinâmica e escrita de forma elegante que reúne inteligência, crítica, bom humor e ironia fina, e é capaz de seduzir o leitor (senti-me completamente envolvida) do início ao fim de cada uma das histórias que compõem a história maior: o romance em nove contos. Um jogo inteligente e bem arquitetado que confunde com maestria ficção e realidade, um livro que vale muito a pena ler, um livro mais do que ótimo... um livro que eu achei: 

E X C E L E N T E !

Eis minha reação imediatamente após a leitura: 

"Sabe quando você termina de ler um livro e fica assim, de boca aberta, embasbacado de tão bom que a experiência foi? Pois é, raridade encontrar escritores jovens que conseguem causar esse efeito hoje em dia... Daniel Kehlmann!"



Existe uma tradução para o Português do Brasil na página da Cia das Letras (ver aqui). Porém desta versão nada posso dizer, por não tê-la lido.


© 2014 Helena Frenzel. Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons - Atribuição - Sem Derivações - Sem Derivados 2.5 Brasil (CC BY-NC-ND 2.5 BR). Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito à autora original (Para ter acesso a conteúdo atual aconselha-se, ao invés de reproduzir, usar um link para o texto original). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário