segunda-feira, 21 de julho de 2014

Antes que eu morra



Antes que eu morra, Luis Erlanger, Editora Record, Ebook, 2014, 653 páginas.


Talvez este livro atraia mais atenção por conta das salpicadas questões de escândalos políticos, pela forma da narrativa e pelos aspectos experimentais que possa vir a levantar do que pela própria história, já que cabem várias interpretações, incluindo as intenções do texto. A estrutura de monólogo é sempre um risco e um grande desafio por conta do 'monotom'. Li uma versão em Ebook, comprei porque fui seduzida pela amostra, que só continha o capítulo inicial, que é fantástico aliás. Mas quando comecei a ler o segundo capítulo, que é quando o protagonista toma a palavra e não devolve mais, tive a sensação de ter comprado gato-por-lebre, parecia até que estava lendo um texto totalmente diferente daquele da amostra. Bem, talvez a história tivesse sido mais interessante (para mim!) se narrada pelo psiquiatra, mas... Há muitas partes engraçadas; há outras que eu achei bastante apelativas e totalmente desnecessárias (para o meu gosto pessoal, que fique bem claro), mas há quem goste. Eu não gosto de gente 'gabola', vai ver por isso não simpatizei com o protagonista. Tirando o meio, gostei do primeiro capítulo e do epílogo, quando se tem a vaga impressão de que as coisas 'até fecham', mesmo assim a pulga atrás da orelha permaneceu.  Bem, não há livro que não tenha pelo menos algo de bom, portanto: leia e tire suas próprias conclusões.



Avaliação: Regular + (Entre Regular e Bom).


© 2014 Helena Frenzel. Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons - Atribuição - Sem Derivações - Sem Derivados 2.5 Brasil (CC BY-NC-ND 2.5 BR). Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito à autora original (Para ter acesso a conteúdo atual aconselha-se, ao invés de reproduzir, usar um link para o texto original). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário