terça-feira, 8 de julho de 2014

Uma Duas



 Uma Duas, Eliane Brum, Leya, 177 páginas, Ebook

Um comentário no blog O batom de Clarice chamou minha atenção para este título, mas o que me fez de fato decidir pela leitura foram as primeiras páginas do ebook, uma amostra que como 'amostra' funciona muito bem: fisga e convida a continuar. 

A linguagem flui, a leitura desliza, é o ser humano exposto nas suas psiquês e psicoses do dia-a-dia, o que pode não agradar a alguns, mas eu gostei da experiência, bastante. 

Não, não é um livro para ser relido, embora traga algumas passagens ‘atemporais’, mas é um livro para ser devorado, numa leitura só, intensa e sangrenta, uma leitura-tapa, leitura nocaute. Duvido que alguém que também escreva não dê valor à fluência da linguagem neste livro, mesmo que não queira reconhecer. Li a amostra e não quis parar de ler até o fim, obriguei-me a comprar um exemplar, a seguir a viagem até o ponto final. Acho que um texto vivo e uma amostra que PARLA! é a melhor propaganda que um livro pode fazer de si. 

No contexto de todos os livros já lidos eu diria que é um bom livro, mas no quesito fluência e linguagem o texto é dez, portanto...

Avaliação: Ótimo!


Só uma coisinha:

"Alguns dias depois, eu acordei naquela cama e não reconheci mais meu corpo nem o dela. Eu gritava que tinha virado uma barata gigante e eu ainda não tinha lido Kafka." Página 64.

A propósito da barata, só sei que no original (em Alemão) de A Metamorfose o 'inseto monstruoso' de Kafka permanece indefinido. Onde será que começou essa (coletiva? falsa?) associação com 'barata'? Mistério, mistério... ¡Y la cucaracha sigue!   ;-)




© 2014 Helena Frenzel. Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons - Atribuição - Sem Derivações - Sem Derivados 2.5 Brasil (CC BY-NC-ND 2.5 BR). Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito à autora original (Para ter acesso a conteúdo atual aconselha-se, ao invés de reproduzir, usar um link para o texto original). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

2 comentários:

  1. Bom dia, Helena.
    Gostaria de ter tempo para ler todos os livros que desejo ler. Meu Kindle está cheio de livros me esperando. Esse aí tem na Amazon?
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana. Acho que deve ter na amazon sim. Eu comprei por aqui, na loja da Apple e confesso que achei caro, se o texto da amostra não fosse tão bom eu te digo que não teria comprado, mas aí no Brasil deve estar mais em conta. Vale a pena, viu, acho que você vai gostar, pois a escrita é 'umbilical'.

      Excluir