sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

La familia de Pascual Duarte



La familia de Pascual Duarte, Camilo José Cela, Destinolibro, 189 páginas.

Uma das coisas que eu mais gostei nesta edição foi a dedicatória:

"Dedico esta edición a mis enemigos, que tanto me han ayudado en mi carrera" (Camilo José Cela)

Achei curiosa, me fez rir e especular sobre os tipos de 'amigos' que teria tido o autor.

Bom, mas vamos ao texto: quem já leu Miguel de Cervantes vai notar semelhanças no 'jogo da verossimilhança', digamos assim. É um texto muito bem escrito, sem dúvidas, porém não me senti  tocar pelo universo de Pascual Duarte, personagem narrador. Compreendo no entanto que essa percepção poderia ser distinta num outro momento da minha vida ou da História, claro. Literariamente falando, é um livro de inquestionável qualidade que proporciona uma leitura envolvente (li num fluxo, pois queria saber como seria o final); um texto com o qual, pessoalmente, não consegui dialogar tanto. 

Avaliação: Bom.



© 2014 Helena Frenzel. Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons - Atribuição - Sem Derivações - Sem Derivados 2.5 Brasil (CC BY-NC-ND 2.5 BR). Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito à autora original (Para ter acesso a conteúdo atual aconselha-se, ao invés de reproduzir, usar um link para o texto original). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário