quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Cinco horas con Mario



Cinco horas con Mario, Miguel Delibes, DESTINO libro, 256 páginas (ISBN: 978-84-233-3510-7)

Há que se ler esse livro para entender verdadeiramente o significado da expressão informal 'maria gasolina' e saber o que pensa uma pessoa que diz algo assim: "(...), que, le guste o no le guste, debe empezar a alternar y dejar un poco los livros que se le van a volver los sesos agua, que yo no sé para qué necesitáis tanto librote si no son más que almacenes de polvo como yo digo. (...) Eso sí, para libros siempre había dinero, en cambio un Seiscientos, (...)" un Seiscientos é um modelo de automóvel. Há outros trechos mais interessantes, mas neste aqui eu vi uma boa caracterização para quem não consegue ver nada de valor num objeto que tanto fascina a muitos ao longo dos séculos: o livro.

Mas há que lê-lo também para conhecer as mentalidades durante o franquismo,  para saber que o monólogo é sempre um risco, e que poucos conseguem um bom resultado: um monólogo que mantenha o leitor interessado do começo ao final. E havendo logrado alcançar o desfecho, ter a certeza de que maniqueísmos são inúteis porém perigosos, pois não existem  só 'bons' e só 'maus', há apenas seres humanos em toda a sua complexidade, chegar ao final e ficar com a sensação de tempo de leitura bem-empregado e desejando outros livros do autor... Um bom livro, vale a pena sim senhor!

Avaliação: Bom+ (Entre Bom e Muito Bom).


© 2014-2015 Helena Frenzel. Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons - Atribuição - Sem Derivações - Sem Derivados 2.5 Brasil (CC BY-NC-ND 2.5 BR). Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito à autora original (Para ter acesso a conteúdo atual aconselha-se, ao invés de reproduzir, usar um link para o texto original). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário