sexta-feira, 11 de julho de 2014

ACONTECE TODOS OS DIAS



ACONTECE TODOS OS DIAS, Heitor Herculano Dias, 246 páginas, publicação indenpendete, romance, Ebook

Busco alternar a leitura de clássicos e autores já consagrados com a leitura de novos autores, principalmente daqueles que vêem publicando seus livros de forma independente. E dou valor ao que se publica por conta própria porque, para mim, essa é uma forma de ir contra a crua realidade do mercado editorial, ou seja, o tratamento do livro como mercadoria, o que obriga editoras a recusarem a publicação de tudo aquilo que supostamente ‘não vai vender’.

Foi assim que cheguei na primeira versão de A Cidade dos Sete Mares, recentemente lançado em versão impressa, à leitura de Para Sempre Ana, Diário de um Zé Ninguém e, agora ao ebook ACONTECE TODOS OS DIAS, de Heitor Herculano Dias, que está disponível na Amazon. Heitor enviou-me ano passado uma versão em PDF, que pus em minha lista de leituras para este ano. (Obrigada, Heitor, pela gentileza do envio).

O livro traz uma história bastante convincente. Os acontecimentos são narrados linearmente porém de um modo que gera um certo suspense e prende o leitor do começo ao final, sem cansá-lo. Ainda que se possa facilmente ter uma idéia do rumo que as coisas vão tomando, a narrativa surpreende em ‘como’ a suspeita se concretiza, e isso faz com que se siga tranquila e prazerosamente a leitura até o fim, com um final que, para mim, ficou no ponto certo e serviu de campo fértil para a reflexão.

Terminei a leitura e fiquei pensando que muitas vezes é necessário se recorrer à ficção para poder falar de uma realidade que ninguém quer encarar, a gente vai ‘vivendo’ e ‘fazendo de conta’ que não está acontecendo nada tão grave ao nosso redor, e eu tenho a impressão de que essa capacidade de ‘não-olhar’ é um mecanismo claro de defesa que tivemos de desenvolver para que a vida siga, até que alguma dessas coisas que só acontecem com os outros, TODOS OS DIAS, aconteça UM DIA conosco e nos cause um ‘duro’ despertar, se é que saímos vivos da coisa, é claro.

É uma história que poderá causar incômodo pois leva a pensar no que seria este estado 'inclassificável’, dado que ‘caótico’ não é  nem de longe um adjetivo adequado para explicar o terror e as condições em que estão colocados, TODOS OS DIAS, os habitantes de uma cidade grande e violenta como o Rio de Janeiro.

As mentalidades, os sentimentos e os preconceitos estão bem caracterizados nos personagens e suas ações;  está tudo ali, ao alcance de quem quiser ver ou reconhecer-se, daí o incômodo que (penso) alguns leitores poderão sentir.

Achei a linguagem elegante e bastante acessível. Com isso quero dizer que ela não se rebaixa à pobreza de expressões do dia-a-dia nem chega a tocar a arrogância dos arcaísmos. Manteve-se em equilíbrio com a contemporaneidade e talvez por isso consiga ‘conversar’ com vários públicos – hoje em dia é raro quem consegue contar uma história de maneira simples, clara, livre de gírias em excesso ou mesmo do coloquial ‘mal-empregado’, como se tem visto frequentemente em textos de autores mais jovens, ao que eu chamo de ‘falta de trabalho e zelo’ com a linguagem. As falhas encontradas no texto são claramente de editoração, nada que possa colocar em dúvida a competência narrativa e lingüística do autor.

Digo isto porque, infelizmente, há muitos autores que vêem publicando sob o rótulo ‘independente’ e que, parece, não dão muito valor à correção gramatical e ortográfica de seus textos. Tudo bem, errar é humano, mas determinados tipos de erros podem levar um leitor a decidir fechar um livro e não querer voltar a abri-lo nunca mais. E isso só reforça o mito de que tudo o que é publicado de modo independe não é bom nem confiável.

Este, definitivamente, não é o caso deste livro do Heitor. Este é um ebook que tem notadamente qualidade, a história é boa e merece apreciação. Eu gostei bastante, e assim sendo: recomendo.

Um trecho do livro, além da amostra na Amazon, foi publicado em forma de conto no blog SemVergonha de Contar.


Avaliação: Bom/Muito Bom (Bom+)


© 2014 Helena Frenzel. Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons - Atribuição - Sem Derivações - Sem Derivados 2.5 Brasil (CC BY-NC-ND 2.5 BR). Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito à autora original (Para ter acesso a conteúdo atual aconselha-se, ao invés de reproduzir, usar um link para o texto original). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário