sábado, 9 de novembro de 2019

10° Festival de Cinema Latino-Americano em Saarbrücken, Alemanha - I

Filme exibido na quinta-feira, dia 07.11.2019:
La cordillera de los sueños (documentário, Chile/França, direção de Patricio Guzmán) - Uma visão esclarecedora de como o Chile e boa parte dos chilenos lidam com a memória histórica. Também serve como um prognóstico do que pode ser o Brasil de amanhã, principalmente quando mostra as consequências de uma política extremamente neoliberal e nociva às pessoas.

Filmes exibidos na sexta-feira, dia 08.11.2019: 
1 - Joel (Argentina, direção de Carlos Sorín) - Joel é um menino de nove anos que acabou de ser adotado por uma família que vive numa cidadezinha na Patagônia. Além do stress da adaptação ao novo lugar e aos novos pais, o menino também é submetido ao stress da adaptação em uma nova escola. Um filme que trata de adoção de crianças mais velhas e também do grande problema da inclusão: a sociedade. Um filme emocionante!

2 - Rállame la Zanahoria (Cuba, direção de Eduardo del Llano (apresentado pelo próprio diretor em pessoa): este curta traz uma crítica deliciosa sobre o futuro de Cuba e, na minha opinião, também sobre o futuro do resto do mundo. Não me surpreenderá se, ao ter que escolher entre todos os possíveis modelos econômicos disponíveis, as pessoas votarem em peso pela volta da escravidão. Afinal de contas não é a escravidão voluntária e legalizada aquilo que o neoliberalismo está trazendo? Ótimo curta!

3 - El viaje Extraordinário de Celeste Garcia (Alemanha/Cuba, direção de Arturo Infante) - Este filme é uma delícia, há tempos eu não gargalhava com tanto gosto. Celeste é uma ex-professora que trabalha num planetário. Um dia, ela chega em casa e encontra uma carta que lhe foi deixada por uma vizinha que havia sido levada por extraterrestres. A carta era um convite para conhecer o novo planeta. Todas as pessoas que receberam o convite são levadas para um lugar especial em Cuba, onde seriam treinadas para o dia em que a nave alienígena viesse buscá-las. Este filme é uma sátira deliciosa em torno da velha pergunta de migrar ou não e da relação de Cuba com o conceito de alienígena. Um filme que vale muito a pena ser visto!

Tendo a oportunidade de assistirem a esses filmes aí no Brasil, não hesitem, são todos muito bons!



© 2014-2019 Helena Frenzel. Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons - Atribuição - Sem Derivações - Sem Derivados 2.5 Brasil (CC BY-NC-ND 2.5 BR). Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito à autora original (Para ter acesso a conteúdo atual aconselha-se, ao invés de reproduzir, usar um link para o texto original). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário