sábado, 11 de julho de 2020

Jenny Marx, Ulrich Teusch




Para quem nunca leu nada sobre Jenny Marx, este livro oferece uma forma bastante acessível, confiável - e confortável - para quem quer começar a se informar sobre esta admirável mulher.

Jenny von Westphalen nasceu em Trier, Alemanha, em 1814. Casou-se com Karl Marx em 1843, com quem viveu até sua morte, em 1881. A maior parte da vida eles passaram em Londres, em exílio.

Neste livro, Ulrich Teusch não constrói uma biografia, mas sim um "retrato" da vida e da personalidade desta mulher, que teve um papel fundamental na vida e nos escritos de Karl Marx. Sim, pois além de parceira para a vida, ela também foi uma parceira intelectual, tanto para Marx quanto para Engels.

Aquele velho dito popular de que a mulher faz o homem se aplica completamente à vida de Jenny Marx. Karl Marx não teria sido quem foi, nem produzido o que produziu, se Jenny não tivesse compartilhado com ele a vida e dado a ele a estrutura que ele precisava para poder se dedicar ao trabalho.

O livro está cheio de passagens reveladoras que não irei aqui traduzir.

Ao final, Teusch fornece algumas dicas de biografias que valem a pena ser lidas. Entre elas, ele cita a escrita por Angelika Limmroth, Jenny Marx. Die Biografie

Fica, então, a dica para ambos:

Ulrich Teusch, Jenny Marx - die rote Baronesse, Rotpunktverlag.
Angelika Limmroth, Jenny Marx. Die Biografie. Dietz Berlin.









© 2014-2020 Helena Frenzel. Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons - Atribuição - Sem Derivações - Sem Derivados 2.5 Brasil (CC BY-NC-ND 2.5 BR). Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito à autora original (Para ter acesso a conteúdo atual aconselha-se, ao invés de reproduzir, usar um link para o texto original). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário