terça-feira, 6 de outubro de 2020

Leituras 2020 - parte I

O que pretendo aqui fazer é um rápido inventário do que andei lendo em 2020, este ano tão estranho que entrará para a História como o Ano do Coronavírus. 


Dois ou três livros por post, ainda não sei. Vou escrevendo e postando, então poderemos ver.


O primeiro livro lido este ano foi o romance April in Paris, de Michael Wallner, editora BTB, 239 páginas. 


Estamos em plena Segunda Guerra Mundial, Paris está ocupada por militares alemães. O narrador, um militar alemão que falava francês como uma pessoa nativa, conta do tempo que passou em Paris trabalhando como tradutor e intérprete para os alemães. Conta também do que viveu com uma moça chamada Chantal, um relacionamento que mudou para sempre a sua vida.


O que mais me marcou neste livro foram as descrições das cenas de tortura. 


Sim, o livro traz histórias muito tristes. No entanto, é um bom livro.


O segundo livro é Fuchs 8, de George Saunders, editora Luchterhand. Páginas não numeradas, porém o livro não deve ter umas 100 páginas.


Este é um livro do qual sempre vou me lembrar com muito carinho, a começar pela forma com que entrou em nossas vidas. Minha filha estava comigo no dia, havíamos ido à livraria procurar por outros títulos. Ali, numa das prateleiras em destaque, estava o pequeno volume chamado Fuchs 8. Não precisei ler toda a contracapa para me sentir capturada. Coube no orçamento e nós o trouxemos para casa. No mesmo dia começamos a lê-lo. Primeiro eu o li sozinha, para ter uma idéia do que trazia o texto. Terminei a leitura com lágrimas nos olhos. Depois o li para minha filha e terminamos ambas com olhos embaçados. Fuchs 8  ou Fox 8 é uma raposa que aprendeu a linguagem dos seres humanos.  Fuchs 8 nos conta da sua vida, sobretudo ele nos conta das lutas que travou para sobreviver às maldades dos seres humanos. Uma fábula? Pode ser. Porém duvido. Real demais. De todos os modos, Fuchs 8 é uma história emocionante que não se vai de nós com o virar da última página. O mundo pode ser sim um lugar melhor. Uma nova mentalidade clama para ser parida. Conseguiremos? Não na nossa geração...








© 2014-2020 Helena Frenzel. Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons - Atribuição - Sem Derivações - Sem Derivados 2.5 Brasil (CC BY-NC-ND 2.5 BR). Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito à autora original (Para ter acesso a conteúdo atual aconselha-se, ao invés de reproduzir, usar um link para o texto original). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário