sábado, 10 de outubro de 2020

Leituras 2020 - parte IV

A sétima leitura do ano foi o romance "Der Cellist von Sarajevo" (O violoncelista de Saraievo), de Steven Galloway, editora Luchterhand, 240 páginas. Sem dúvida, uma das leituras que mais me emocionaram. É que, para uma pessoa que nunca viu de perto uma guerra, é difícil acreditar num cenário em que franco-atiradores se escondem à luz do dia para atirar de propósito em pessoas famintas reunidas na fila do pão, em frente a uma padaria. Sair de casa para buscar água e/ou comida é sentença de morte para uma população sitiada pela maior das estupidezes humana: a guerra. Pior ainda é relembrar a história de Saraievo no momento em que pessoas que saem às ruas para protestar pacificamente contra ditadores - como no caso da Bielorússia - sejam presas e espancadas, por vezes até mesmo assassinadas pela polícia desses ditadores. Pior é relembrar a história de Saraievo no momento em que Armênia e Azerbaijão se encontram - outra vez - em guerra por conta de território, e ver que civis inocentes continuam sendo alvos de mísseis e foguetes que não poupam nada nem ninguém. Apesar de tratar de um tema tão sombrio, que é a guerra, o livro consegue tirar da dor e do absurdo uma certa poesia do que significa enfrentar, lutar e resistir. A história de Saraievo e a de seu corajoso violoncelista, ainda que esta última tenha sido uma ficção de Steven Galloway, não está muito distante do que aconteceu na vida real. Sim, uma leitura que me marcou profundamente.


O oitavo livro do ano foi, seguramente,  uma das leituras mais importantes do ano, pois serviu para solidificar a visão que eu tenho para o mundo. Se trata de "O Bem-Viver - uma oportunidade para imaginar outros mundos", de Alberto Acosta, editora Elefante, 135 páginas. Tendo nascido na América Latina e tendo antepassados indígenas, lógico que a  filosofia do Bem-Viver sempre esteve no meu sangue. O que me faltava até então era uma melhor estruturação dessas idéias, que é o que nos fornece o excelente livro de Alberto Acosta. Depois de Acosta vieram outros autores, e o meu caminho rumo a uma especialização no assunto está sendo trilhado com muito prazer, energia e gosto! Busquemos o Bem-Viver e uma vida em harmonia com os demais seres e o planeta!






© 2014-2020 Helena Frenzel. Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons - Atribuição - Sem Derivações - Sem Derivados 2.5 Brasil (CC BY-NC-ND 2.5 BR). Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito à autora original (Para ter acesso a conteúdo atual aconselha-se, ao invés de reproduzir, usar um link para o texto original). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário