sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Leituras 2020 - parte VII


A décima terceira leitura do ano foi o ensaio "A cruel pedagogia do vírus", do sociólogo português Boaventura de Sousa Santos, editora Almedina, 32 páginas. Sim, priorizar a lucidez e tratar de informar-se, bem como tentar manter a serenidade para poder refletir sobre a situação ainda são os melhores remédios contra todos os males. Sem dúvidas, esta foi uma leitura que muito me ajudou a compreender os enormes desafios que ainda temos para além do coronavírus.


A décima quarta leitura se trata da novela gráfica de Reneé Nault para o famoso livro de Margaret Atwood, "Der Report der Magd" (O conto da criada), editora berlin. Foi uma leitura mais impactante do que a leitura do livro original porque imagens têm o poder de revelar o que por ventura se esconde em um texto. Seja o livro original, a série da Netflix ou a novela gráfica, o romance de Margaret Atwood é uma leitura imprescindível, ainda mais nesses nossos tempos de pandemia, desinformação, conservadorismo exacerbado, atentados contra a democracia, pseudo cristianismo, antipolítica, enfim: é uma leitura super necessária, um kit de sobrevivência nestes tempos de hipocrisia sem antecedentes.









© 2014-2020 Helena Frenzel. Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons - Atribuição - Sem Derivações - Sem Derivados 2.5 Brasil (CC BY-NC-ND 2.5 BR). Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito à autora original (Para ter acesso a conteúdo atual aconselha-se, ao invés de reproduzir, usar um link para o texto original). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário